Mutirão de Papanicolau marca o início do Outubro Rosa em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Campanha de conscientização enfatiza a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

Com a chegada de outubro, inicia-se o Outubro Rosa, uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero. O objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças.

Para marcar o início deste importante mês de conscientização, a Unidade Básica de Saúde (UBS) “Izola Balan”, localizada no Distrito de Vila Negri em Taquaritinga, promoverá um Mutirão de Papanicolau no dia 5 de outubro de 2023, das 07h30 às 11h30.

Durante o evento, as mulheres poderão realizar o exame de Papanicolau gratuitamente. Para participar, é necessário apresentar CPF, cartão SUS e RG. Além disso, algumas recomendações devem ser seguidas para garantir a eficácia do exame: as mulheres não devem manter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame, não devem estar utilizando medicação vaginal, não devem fazer ducha vaginal, apenas higiene externa, e não devem estar menstruadas.

 

A iniciativa visa facilitar o acesso das mulheres à prevenção e ao cuidado com a saúde, destacando a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama e de colo do útero. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso da campanha e para a promoção da saúde das mulheres da região.

O Mutirão de Papanicolau na UBS “Izola Balan” representa um passo importante na conscientização e prevenção dessas doenças, contribuindo para a saúde e o bem-estar das mulheres de Taquaritinga e seus distritos.

Compartilhe esta notícia: